quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O ASSASSINO DO ZODÍACO (DARLENE FERRIN e MIKE MAGEAU)

Faz 45 anos (faltando alguns meses para 46), que a senhorita Nancy Slover , recebeu a ligação mais importante de sua vida, e não era de um namoradinho apaixonado ou um pedido de casamento. Por volta das 0h40, uma voz sussurrante, calma e fria comunicou-a sobre um duplo homicídio. Nancy era a operadora da central telefônica de polícia de Vallejo naquele momento. Oferecendo detalhes de um crime horripilante, a voz da pessoa no outro lado da linha era ameaçadora, firme e forte, impedindo que a telefonista conduzisse o diálogo. Para a surpresa de Slover, aquele não era um simples comunicado, mas uma "confissão", pois logo ela percebera que estava conversando com o autor do "duplo homicídio". Segue um trecho do diálogo de forma fragmentada:

"Quero informar um duplo assassinato. [...] Se vocês andarem 1 quilômetro e meio para leste, na Columbus Parkway, em direção ao parque público, vão encontrar jovens num carro marrom, [...] Eles foram mortos com uma Luger 9 mm. Eu também matei aqueles garotos no ano passado. Adeus."

Segundo Nancy declarou posteriormente, a voz do homem não enfatizava as palavras e pareceu a ela que ele estava lendo o que dizia  ou que tinha ensaiado aquilo (E eu realmente acredito que ele havia feito isso, pois um assassino inteligente como foi o Zodíaco, provavelmente não ligaria para a polícia sem que antes pensasse, mesmo que de forma mínima o que iria dizer, talvez mesmo antes de cometer o ataque, com cautela, evitando cometer deslizes) e quando disse "adeus" sua voz ficou mais profunda e ameaçadora. 


Nancy Slover (Operadora da polícia 
de Vallejo na época do ataque à Darlene 
Ferrin e Mike Mageau)

O que ocorreu naquela sexta feira-feira, 4 de julho de 1969

O quatro de julho nos Estados Unidos marca a declaração de independência de 1776, ano em que as treze colônias declaram a separação formal do império Britânico. É o feriado mais festejado dos Estados Unidos e geralmente é celebrado com muita atividade ao ar livre, jogos de beisebol e espetáculos de fogos artificiais.
 Foi nesse cenário que Darlene Ferrin saiu de casa dando a desculpa de que iria comprar fogos de artifício para a festa de 4 de julho. Darlene era vista como uma pessoa bem sociável e extrovertida, segundo relato de amigos e parentes.

                 Na foto - Darlene Ferrin, tinha 22 anos quando se dirigiu 
                              à  Blue Rock Springs jutanmente com Mike Mageau, um amigo.


Ao contrário do que disse, Darlene não foi comprar os fogos; mas saiu imediatamente para a casa de Mike. Darlene parou o carro, desligou o motor e aguardou. Pouco depois, Mike saiu da casa tão apressado, que deixou todas as luzes acesas, a porta aberta e a TV ligada. Darlene deu a partida no carro impacientemente e logo assim que saiu, passou a ser seguida por um carro de cor clara, que estava estacionado nas sombras da rua arborizada. Mike avisou Darlene de que estavam sendo seguidos, ela por sua vez, acelerou em direção à rua Oakwood, virando à direita para a Springs Road, indo até a Columbus Parkway. Já eram 23h55 e o carro continuava acelerando na direção deles em grande velocidade. 

Ainda dentro dos limites da cidade, e a 6,5 quilômetros do centro de Vallejo, acabaram sendo conduzidos inconscientemente para o campo de golfe conhecido como Blue Rock Springs, que era um local onde casais iam frequentemente.



                       Blue Rock Springs (foto um pouco mais atual), local onde Darlene Ferrin 
   e Mike Mageau foram alvejados. Darlene chegou morta ao hospital às 0h38.
Mike sobreviveu ao ataque.


O que se deu posteriormente foi o "inicio" (vejam que o início está entre aspas) de um mistério que se prolonga até os dias de hoje. 


Após chegarem à Blue Rock Springs, Darlene parou o seu Covair e o outro automóvel parou logo em seguida, ficando emparelhado ao carro da moça. Imersos na escuridão, o veículo perseguidor desligou as luzes e ambos ficaram ali parados por alguns minutos, o que fez com que Mike pudesse observar alguns detalhes do condutor. Percebeu que era uma pessoa do sexo masculino e também alguns detalhes físicos, mesmo com dificuldade por conta da ausência de luz. Logo em seguida, o carro do perseguidor, sem dar nenhum aviso, partiu em disparada em direção à Vallejo, o que deu um certo alívio a Mike, que em seguida perguntou se era algum conhecido de Darlene, porém, ela não deu nada a entender, agindo apenas de forma estranha. (É provável que ela o conhecesse, pela forma como estava agindo naquele dia, pelo diálogo com Mike e pelas coisas que posteriormente a policia e outras pessoas descobriram; mas abordarei isso com mais detalhes nas curiosidades sobre o caso.)

O que parecia ser apenas um episódio isolado, tornou-se um pesadelo para Darlene e Mageau nos instantes que iriam se seguir. Cinco minutos depois, o carro retornou, estacionando do lado esquerdo em que os amigos estavam. Mike, acreditando que se tratava apenas de um policial, pois o homem avançou em direção à eles com o foco de uma lanterna, ora para o rosto de um, ora pro rosto do outro (o que era um procedimento comum da polícia); Mike sugeriu que Darlene pegasse a sua identidade. Aquela luz forte fazia com que ficasse impossível o reconhecimento do desconhecido. E foi assim, que sem dar nenhuma palavra, o sujeito disparou com a sua Luger 9mm, deferindo disparos contra o casal inúmeras vezes. Darlene foi atingida 9 vezes (duas balas a atingiram no braço esquerdo e duas no braço direito. Cinco a atingiram no lado direito das costas, perfurando o pulmão e o ventrículo esquerdo do coração.) 

Mike Mageau (na foto) - tinha 19 anos na época em 
 que foi atacado, iria completar 20 em outubro daquele 
  ano e talvez naquele momento não acreditasse que passaria 
dos 19, mas sobreviveu aos disparos.


 Mike Mageau aos 44 anos, em agosto de 1993.  


Mike Mageau sobrevive, mas Darlene não. Apesar da dor por conta dos disparos, Mike fingiu-se de morto até que o seu agressor deixasse o local. Muito ferido na perna esquerda e no pescoço, passou com muita dificuldade para o banco da frente, pois havia "pulado" para o banco de trás no momento em que o atirador estava efetuando os disparos. Abriu a porta do passageiro e do lado de fora deixou-se cair do automóvel no chão do estacionamento. O sangue escorria por sua face e por seu pescoço; uma das balas havia entrado pela bochecha direita e saído pela esquerda, abrindo um buraco através do maxilar e da língua. No estado em que estava não conseguia sequer pedir socorro, apenas conseguia ouvir Darlene gemendo no banco da frente.

Posteriormente, em uma tacada de sorte, três adolescentes estavam procurando por um amigo no local. Viram o automóvel de longe e decidiram ver se o amigo estava nele, mas logo depois desistiram. Já estavam indo embora quando finalmente ouviram um grito abafado vindo dele. Quando foram verificar encontraram Mike e Darlene cobertos por muito sangue. Foi então que ligaram para a polícia e pediram ajuda.



Luger 9mm (Na foto) - Arma utilizada pelo Zodíaco em algumas de suas ofensas. É também conhecida como Parabellum e é exclusivamente semiautomática. Foi a arma regulamentar do exercito alemão na primeira guerra mundial e de larga atuação também na segunda guerra. Ainda é adotada por forças armadas de alguns países, por suas destacadas propriedades balísticas, não obstante a tendência atual para armas menos volumosas. Foi com esta arma que Darlene Ferrin foi assassinada e Mike Mageau foi gravemente ferido.

A carta

Após todos os levantamentos preliminares feitos pela polícia e quase um mês depois dos ataques ao casal, a primeira carta do assassino de Vallejo apareceu, assinada apenas com um círculo cortado por uma cruz. O envelope que chegou ao São Francisco Chronicle apresentava um carimbo do correio de São Francisco e tinha 2 selos de 6 centavos, com a efígie de Roosevelt, colocados verticalmente um acima do outro. A carta era fria e ameaçadora. Junto dela, havia a terça parte de um criptograma impresso com perfeição, composto de símbolos estranhos. Estava endereçada ao editor. Nela, o autor assumia a responsabilidade pelas mortes de David Faraday, Betty Lou Jansen e o ataque a Darlene Ferrin e Mike Mageau. A carta, escrita com uma caneta azul de ponta porosa, dizia:

Caro Editor
Aqui é o assassino dos
2 jovens no último Natal
No Lago Herman & da moça
no dia 4 de Julho perto do
campo de golfe em Vallejo
Para provar que os matei Eu
vou contar alguns fatos que 
só eu & a polícia conhecemos.
Natais
    1. Marca da munição
    Super X
    2. 10 tiros foram disparados
    3. O jovem estava de costas
    com os pés apontados para o carro
    4. a jovem estava deitada sobre o lado
    direito com os pés voltados para Oeste.
4 de Julho
    1. a jovem estava usando
    calças estampadas
    2. o jovem foi baleado também
    no joelho.
    3. marca da munição foi
    western
    (cambio)
Aqui está a parte de um código as
outras 2 partes desse código
estão sendo enviadas aos editores
do Vallejo times & do SF Examiner.

Quero que o senhor publique esse código
na primeira página do seu
jornal. Nesse código está minha
identidade
Se o senhor não publicar esse código
até a tarde da sexta-feira, 1° de
ago de 69, vou iniciar uma matança
louca sexta-feira à noite. Vou perambular
todo o fim de semana matando pessoas
solitárias à noite e continuar
matando de novo, até que eu tenha
uma dúzia de pessoas no
fim de semana.


Primeiro Código Decifrado

Primeiro código enviado pelo assassino juntamente com a carta ao Chronicle e Times-Herald

O Examiner-Chronicle decidiu publicar a terça parte do estranho código que haviam sido encaminhados pelo assassino ao Chronicle e Times-Herald na sua edição de domingo (03/08/1969) e pela primeira vez a mensagem inteira foi toda vista.
Donald Gene Harden, 41 anos, que era professor de história e economia na escola North Salinas, interessava-se desde criança pela decifração de códigos, de forma que naquele dia leu o jornal com redobrado interesse. Decidiu brincar com o criptograma. Foi até a estante e pegou o seu velho volume de interpretação de códigos. No final da terceira hora de trabalho, a sua mulher Bettye se prontificou para ajudá-lo. Depois de muita luta e de 20 horas dedicadas ao processo de decifração do criptograma, ele foi revelado. Seque a mensagem na íntegra:

GOSTO DE MATAR PESSOAS
PORQUE É MUITO DIVERTIDO
É MAIS DIVERTIDO DO QUE
MATAR ANIMAIS SELVAGENS NA
FLORESTA PORQUE
O HOMEM É O ANIMAL MAIS
PERIGOSO DE TODOS PARA MATAR
ALGUMA COISA ME DÁ A 
MAIS EMOCIONANTE EXPERIÊNCIA
É MELHOR ATÉ DO QUE
FAZER SEXO COM UMA GAROTA
A MELHOR PARTE DISSO É QUE
QUANDO EU MORRER RENASCEREI
NO PARAÍSO E OS QUE EU
MATEI SE TORNARÃO MEUS ESCRAVOS
NÃO VOU DIZER O MEU NOME
SENÃO VOCÊS VÃO TENTAR RETARDAR
OU DIFICULTAR MINHA COLEÇÃO DE 
ESCRAVOS PARA DEPOIS DA MORTE


 O Crime retratado nas telas


 Cena do filme Zodíaco que retrata os ataques a Ferrin e Mageau.

No filme Zodíaco (2007), dirigido por David Fincher; Darlene Ferrin (Interpretada por Ciara Hughes) vai até à casa de Mike Mageau (Interpretado por Lee Norris) dirigindo o seu Covair. Toda a perseguição anterior aos ataques não é retratada, de forma que Darlene e Mike parecem mais um casal saindo para namorar. Apesar de o filme ser baseado no livro homônimo de Roberth Graysmith, que talvez seja a obra literária mais detalhada sobre o caso, essa falta de profundidade é compreensível, já que não há como explorar todos os fatos de forma detalhada em um filme. É possível ver também a queima de fogos, apesar de não haver nenhuma menção à toda a festividade do 4 de Julho nos EUA. O longa também não mostra como eles foram encontrados pelos adolescentes após o ataque, sendo este seguido por uma rápida cena de ajuda policial e a posterior ligação que o assassino faz à Nancy Slover. Há 3 filmes (que eu conheço) que retratam o caso Zodíaco: Perseguidor implacável (1971), O Zodíaco (2005) e Zodíaco (2007). De todos estes, o último é o melhor pra mim, pois o acho bem mais "fidedigno" ao caso.

        Cena do filme Zodíaco que retrata os ataques a Ferrin e Mageau.


CURIOSIDADES SOBRE O CASO 

- Darlene Ferrin, pouco antes de ser assassinada, vinha sendo perseguida por um indivíduo de aparência estranha. Ele a seguia e ela sempre ficava muito tensa quando ele estava por perto. As suas amigas percebiam o seu nervosismo e perguntavam quem era o homem, mas ela apenas dizia para elas nunca se aproximarem dele. Posteriormente, uma de suas conhecidas revelou para a polícia que Darlene (segundo ela própria) havia dito ter presenciado aquele homem matar uma pessoa.

- Após efetuar os disparos nas vítimas, o assassino fez uma ligação para o departamento de polícia de Vallejo e fez a confissão de que, segundo ele, teria feito um duplo assassinato. Os investigadores de polícia conseguiram identificar a cabine telefônica, após o rastramento da linha, para a surpresa de todos a ligação tinha sido feita da estação Joe´s Union, na rua Tuolumme com a Springs Road, bem em frente à delegacia de polícia de Vallejo e de onde se podia ver a casa verde de Darlene. Posteriormente, Dean (marido de Darlene), seu irmão e o seu pai haviam recebido cada um uma ligação em menos de uma hora e meia depois de ela ter sido baleada. Em todas as ligações, ouvia-se apenas uma respiração ofegante. Assim, houve três ligações anônimas para parentes de Darlene. Será que o assassino a conhecia?

- Uma das coisas perturbadoras para o agentes de polícia era que Darlene saíra para comprar fogos de artifício na noite do dia 04; mas, ainda assim, sua irmã dizia que ela já tinha levado os fogos. Quando Darlene foi encontrada, ela não tinha nem os fogos e nem o dinheiro para comprá-los e apenas 13 centavos foram encontrados na sua bolsa. Informações passadas para a polícia dão conta de que ela foi até à casa de Mike e lhe disse que iam soltar fogos na casa dela e pediu que ele fosse com ela comprá-los. Havia quiosques vendendo fogos em toda a cidade. Estranho, não?! 

- Mike estava usando três calças e três camisas em uma noite de verão, o que não é de costume. Como tantos outros detalhes do caso, isto permanece sem explicação.

- Quando a polícia chegou para checar o local, logo após os dois terem sido baleados, perceberam que a maçaneta interna da porta do passageiro do Covair havia sido retirada. Porém, uma das coisas mais surpreendentes e inexplicáveis foi que, depois de o casal ter sido encontrado em Blue Rock Springs, depois de terem sido levados para o hospital e depois de a polícia ter cercado a área, a maçaneta que havia sido retirada fora misteriosamente recolocada.

- Em 1991, passados anos de investigação, Mike Mageau se reúne com a polícia e através de uma identificação fotográfica, aponta Arthur Leigh Allen, o suspeito número 1 da polícia como sendo o seu agressor naquele dia 04 de julho de 1968. Porém, Allen, teve um ataque cardíaco e morreu 2 dias antes do Departamento de polícia de Vallejo conseguir um mandato para intimá-lo. Em 2002, o DNA de Allen foi comparado ao DNA de uma das cartas do Zodíaco e o resultado não foi compatível, porém a polícia não o descarta como suspeito. O caso continua sem solução.

5 comentários:

  1. Li tudo e realmente é um caso impressionante...
    depois dessa carta criptografada solucionada ouve mais mensagens e mais mortes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luis. A polícia confirma 5 assassinatos cometidos pelo Zodíaco, apesar do assassino cobrar 37. O assassino ainda enviou inúmeras cartas para os jornais depois dessa, todas com tom ameaçador! Amedrontando a população, investigadores e até jornalistas. Ameaçou colocar uma bomba em um ônibus escolar e por um tempo os ônibus escolares da californiana precisaram de um esquema de segurança especial. Após o assassinato descrito neste texto, ainda houveram os ataques à Paul Stine (morto), ao casal Bryan Hartnell e Cecilia Shepard (ele sobreviveu e ela morreu) e a Kathleen Johns e seu bebê (ambos sobreviveram). É um caso muito complexo e rico em detalhes. Alguns dos códigos enviados por ele nunca foram decifrados, assim como o caso.

      Excluir
  2. Pelo que entendi até o momento (ainda não tentei ligar todos os pontos)

    Um homem era obcecado pela Darlene, porém não conseguia nada com ela, pois tinha vergonha e não sabia como agir. Um casal morre antes desse homem ir de encontro de Darlene, motivo ? preparação para matar Darlene.

    O homem manda cartas para os jornais para avisar que ele é o zodiaco, mas como os jornais não acreditaram, ele foi ao parque e matou um casal, motivo ? criar um simbolo de medo que todos pudessem entender quando enviasse a carta. por essa razão, o assassino foi "fantasiado" e ainda levou uma faca e um revólver, mas preferiu a faca para marcar o seu simbolo. Reparem que ele age com mais violência com a mulher e fazendo o seu simbolo de acordo com as perfurações na mulher.

    Uma amiga conta que Darlene presenciou o homem misterioso matando uma pessoa e isso mostra que a pessoa seria a vitima de outro estado/municipio, e por isso essa pessoa seria a 1a vitima do zodiaco.

    Uma das ameaças do zodiaco era com relação a matar utilizando explosivos um ônibus escolar, motivo ? tudo de mau (como ele pensava) aconteceu por causa das crianças, mas mesmo assim não iria fazer nada com elas por gostar ou melhor ter uma "paixão" por elas, motivo que vou além e dizer que ele não abusava e nem acertava as facadas nos seios das mulheres por gostar de crianças.

    Uma coisa é certa, tudo relacionado com o zodiaco girava em torno da Darlene, e é claro, o zodiaco brincava com a policia o tempo todo, pois queria notoriedade

    ResponderExcluir
  3. Me explica uma coisa, porque a polícia NÃO CHAMOU Mike Mageau e mostrou a foto do principal suspeito pra ele logo de cara, anos antes? Ou Mike Mageau estava sumido, ou sei lá o quê?! Qdo o filme mostra a cena dele vendo a foto do Allen, foi a primeira coisa que pensei... Facilitaria tudo.. Aguardo. Por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir